segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sobre nomes : Desafio frustrado


Imagem retirada de "Conversinha de mãe"

Hoje gostaria de compartilhar um grande dilema que muitas pessoas passam várias vezes em suas vidas. A escolha de algum nome. Por exemplo, este texto foi escrito antes mesmo de eu decidir qual nome colocaria neste blog, talvez este foi o fato que me fez pensar e escrever sobre o assunto. Mas daí antes de você “queimar neurônios” eu explico que eu comecei escrevendo offline alguns textos, para que quando colocasse o blog no ar já tivessem alguns textos para inserir.

Mas me proponho a um desafio, que até o fim deste texto decidirei o nome do blog. Combinado?! E daí eu respondo para mim mesmo: -- Combinado. 
Voltemos então ao problema:

Muitos de nós passamos por estas dificuldades em vários momentos da vida... Como por exemplo: qual nome colocar no cachorro que adotamos, qual nome da banda que estamos formando com o pessoal do colégio, o nome do filho ou da filha, do blog, qual nome colocar no seu e-mail, título de internet wireless, ou até mesmo qual nome colocar no ranking de alguns “joguinhos” como Sudoku ou aquele famoso das “formiguinhas achatadas na mesa”. Mas para piorar nossa situação de “dar nome aos bois”, que até isso já é outro problema quando nos referimos a algo ou alguém que não desejamos divulgar o nome, alguém nos pede isso. 


Imagem retirada em "Dreamstime"

Muitas vezes não basta apenas colocar um nome comum, como num filho, por exemplo, (Se você encontrar seu nome logo adiante, não se ofenda, por favor, pois é apenas uma tentativa de ilustração): João, José, Felipe, Paulo, pois neste caso de dar nome a um futuro herdeiro nosso não precisamos colocar um nome inédito, certo?! Deve ser por isso que o mundo tem tantos homônimos espalhados.

Mas continuemos o raciocínio, e a dificuldade se dá, ou como poderiam dizer “onde a porca torce o rabo” é na questão de dar um nome novo àquilo que desejamos relacionar a nós. O número de pessoas no mundo cresce a cada dia, e cada vez se torna mais difícil denominar algo de uma forma nova. Quer uma prova disto?! Tente criar uma conta de e-mail no Hotmail ou Gmail. E depois me diga se não houve dificuldade em criá-lo. Então o computador de uma forma “quase mágica” te sugere a adição de um número para diferenciar do nome que já existia. Isto também podemos notar nos números de telefone, que cada vez mais adicionam dígitos. Lembro que há uns 20 anos atrás, o telefone da minha casa tinha 6 (seis) dígitos e agora já são 8 (oito).(Em São Paulo já estava em nove).  Imagina se a situação continuar assim, em poucos anos quantos números precisariam para atender toda a população que usa este serviço. Imagina se a moda pega na hora de registrar um filho?! Nossos nomes seriam já em exponenciais, como Felipe1984²³... Falando nisso, devemos levantar as mãos para o céu e agradecer pelo fato de que alguém já escolheu nosso nome antes mesmo de nascermos. Talvez pelo fato de terem alguns meses para isso. Por favor, aquele exemplo da música do Tiririca não é referência para este caso - Música Padroeiro do Ceará. Mas realmente é complicado. Primeiro, porque muitas pessoas não só pensaram no mesmo nome que gostaria de colocar na sua banda, por exemplo, como já o fizeram. Daí falando em nomes de bandas, como todo o respeito a estes conjuntos, podemos lembrar alguns quase no âmbito do “impossível”, pois se fosse você a batizar seu grupo assim, talvez muitos zombariam ao ouvir sua declaração. Decidi não citar nenhum nome de banda para não me comprometer com alguns fãs. Mas você leitor, com certeza já deve ter idéia de alguns nomes aí, certo?! Então o que disse não é tão absurdo, é?!

Mas como eu disse, gostaria de pensar alguns nomes para o blog, e compartilhá-los praticamente em tempo real. Se eu desejo fazer um blog que fala sobre viagem, Itália, minhas experiências, talvez deveria ter um nome relativo a isso. Mas agora eu posso confessar uma coisa para vocês. Eu de fato não consegui decidir o nome do blog enquanto escrevia esse texto, pois devido ao meu alto nível de exigência para algumas coisas, neste caso eu não conseguiria pensar em nomes enquanto escrevia por aqui. Então saí da frente do computador, e levei alguns dias para pensar no assunto. Daí cheguei à conclusão do nome que vocês já sabiam desde que chegaram neste blog – Torno Súbito 8. E agora é o momento de eu explicar o porquê e como decidi este nome.




Bem, quando minha esposa e eu ainda estávamos namorando, já conversávamos sobre sair do Brasil, e como ela já tinha viajado pela Itália, ela me apresentou um CD do músico Max Pezzali, pois tinha assistido a seu show quando estava pelas “bandas de cá” e o título deste álbum era Torno Subito, que não por acaso a primeira música era a própria que denominava o álbum, e aí foi paixão à “primeira escutada vista”. E logo, tratei de aprender a tocá-la no violão, em pouco tempo já estava tocando esta música, “arranhando” minhas primeiras palavras em italiano, e imaginando que um dia eu poderia entender cada palavra que cantava naquela música. Confesso que aguardava ansiosamente para que este dia chegasse. Então, eu pensei: Bah, eu curto muito esta música, que hoje já consigo entender o que ela quer dizer (afinal com alguns dias na Itália já pude aprender alguma coisa do idioma).

Mas peraí Felipe, tu enrolou, mas acabou dizendo o porquê do nome do teu blog, mas e o número 8, tem um por quê?! Ou foi apenas sugestão automática do Blogger?!
Ah sim, muito boa a tua pergunta, que na realidade fui eu quem imaginou. Não, o número 8 não foi sugestão, pois eu poderia inserir qualquer número ali, já que apenas Torno Subito não daria. Mas daí eu voltei a assistir o clipe desta música, e vi que logo no início do clipe, aparece um símbolo com um número no meio, e não preciso nem dizer que número era, né?! Daí comecei a pensar um pouco mais neste número, e comecei a buscar justificativas de tê-lo escolhido:
Talvez me empolguei e acabei não dizendo o significado em português de torno subito. Significa Volto Logo. E para mim tem muito sentido. Algo que dá ideia de movimento. Se volto logo, é porque não estou, e se não estou quer dizer que algum lugar eu fui, e se fui posso dizer que volto, se digo que volto, posso dizer logo. E como o tempo relativo, o meu “logo” não necessariamente seria no significado de já.

Imagem do blog "Luana Miranda" E um pouco mais sobre Repetição na Psicanálise.

Ah sim, e o número 8: Depois lembrei que o símbolo do infinito, em pé seria o número 8. E o infinito seria uma alusão a este eterno movimento em nossas vidas de ir, e voltar. Podendo ser até a repetição que Freud já disse algo sobre. E também, posso pensar que o símbolo do Google parece o número 8. E daí é um prato cheio para os numerólogos de plantão... Casei num dia 26 : 2+6 = 8. Outra coisa me fez lembrar o quanto foi difícil para eu criar este blog então eu lembrei que o número oito para os chineses, é considerado o número da prosperidade onde eles realizaram a abertura das Olimpíadas às 08:08hrs do dia 08/08/2008, então é por isso que o número oito é tão importante para mim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...