quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Não somos mais os mesmos

"Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio" Heráclito



Obs: Este texto encontra-se disponível em aúdio. O "player" está localizado no fim do mesmo.

Havia escrito algo sobre ninguém voltar o mesmo de uma viagem, mas tudo sempre é tão relativo, nunca lemos o mesmo livro duas vezes, pois o livro já não é mais o mesmo tampouco nós. Quanto a uma viagem não diferente, pois cada experiência nova é um mundo de coisas diferentes que surgem na nossa cabeça. Começamos a observar aquilo que nos cerca, é muito difícil não apelarmos para comparação daquilo que estamos vendo agora, com aquilo que já fomos habituados a ver no lugar onde nascemos, pois afinal, só podemos comparar algo, com aquilo que conhecemos bem, ou julgamos conhecer. Mas o objetivo deste texto introdutório, é mostrar um pouco daquilo que está por vir neste blog, chamar você leitor até aqui para podermos juntos construir algo pois depois de muito tempo pude perceber e ter a certeza, que “piadinhas” à parte, que União® faz açúcar, a união não faz apenas a força, mas a diferença, seja de algo bom ou algo ruim, pois quando estamos unidos, estamos fortalecidos, e com isso temos mais poder no alcance das nossas palavras e idéias. Tive que fazer uma reforma no meu orgulho, para hoje poder ter um pouco mais desta noção de que sim, precisamos dos outros, e que contar com a ajuda de outra pessoa não é fraqueza mas sim força, pois só os fortes tem o alcance em perceber que ajudar ao próximo sem visar lucro ou ganhos de qualquer espécie, é um sinal de sermos melhores a cada dia.

Então após percorrer alguns sites na internet, pude perceber a carência de informações atualizadas e sérias sobre a realidade da Itália, fala-se tanto em crise na Europa, e que isso é realmente difícil de perceber quando se está longe, e quando se ouve qualquer coisa, seja o que for é importante pensarmos, em algumas variáveis, como: quem está te dizendo, quando foi dito, qual o interesse disto que estão dizendo desta forma, e por aí vai. E sem dúvida até mesmo o que eu estou escrevendo aqui é cabível ser analisado e pensado, uma vez que não é verdade absoluta, e muito menos tenho pretensão de ser o maior especialista do assunto, pois são observações e conclusões advindas do meu ponto de vista, a partir também das minhas experiências de vida. Pois para cada pessoa na face da Terra, cada palavra/vivência/gesto/experiência possui um significado, e isso é reflexo de tantos fatores como idade,sexo,religião, classe econômica, nível escolaridade, cultura e por aí vai, e isso não é assunto para eu discutir agora.

Vamos ao que interessa então:

Em primeiro lugar, com o tempo que tenho de experiência no exterior, por menor que ele seja, isso também é relativo, eu já posso tirar algumas conclusões, e poder compartilhá-las:


Uma das coisas que mais li na internet ou livros a respeito do assunto, é que quando se deseja viajar para algum lugar, seja qual for, obviamente se tratando de um idioma diferente do seu, é importante conhecer muito bem a língua, e este conhecer bem estamos falando daquilo que entendemos como nível intermediário a avançado. Pois é uma das maiores barreiras que qualquer estrangeiro deve superar é o idioma, pois não se conseguir fazer entender, é quase como estar de mãos e pés atados, e principalmente com a boca impedida de proferir qualquer tipo de palavra. Sabemos que a linguagem não verbal é responsável pela maior parte da nossa comunicação, mas cá entre nós, se fazer entender com mímicas o tempo todo é o fim da várzea, e brincar de qual é o filme já tivemos nossa hora para isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...