quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Salada de frutas




Foto retirada de "Como fazer grátis"

Não, hoje não vou falar de receitas assistidas no programa da Ana Maria Braga, o assunto ainda não chegou a este ponto. Mas permita-me retomar um ponto que eu imaginei que não voltaria a falar, mas que analisando agora, ajuda-nos a ilustrar outro ponto a se pensar:

Quantas coisas na nossa vida buscamos muitas vezes nos justificar, já se falou certa vez por aí num tal termo de “auto-engano”, mas isso deixemos pra lá, e voltemos às justificativas.

Por exemplo, eu muitas vezes deixei de colocar em prática este blog com uma das minhas principais justificativas: “Mas afinal, como vou escolher UM tema e discursar sobre ele por muito tempo?! Se eu gosto de muitas coisas, gostaria de falar sobre elas, e não tão somente sobre uma.”


Foto retirada de "Kachu Sims"

Pense nisso: Quando você encontra um(a) amigo(a) na rua, quantas vezes você antes de cumprimentá-lo já chega e diz: “Espera aí fulano(a) antes de começarmos nosso diálogo, vamos estipular nossa pauta de assuntos onde iremos conversar sobre uma única coisa. Escolha você: 1) Falar sobre teu sumiço. 2) Sobre sua mãe que largou seu pai e todo bairro comenta. 3) Sobre tua viagem à África do Sul?!” E por aí vai. Você já fez isso? Acredito que não. E se já fez, por favor, desconsidere este texto.

Então como diriam “voltando à vaca fria”: É extremamente difícil escolhermos um assunto só para conversarmos com um amigo, ou para compartilhar aquilo que aconteceu conosco, e que gostaríamos que as outras pessoas soubessem. Nosso exemplo acima, obviamente não representa fielmente como poderia ser tal situação, uma vez que a pessoa em questão (você) tomou frente e “cantou” os assuntos a serem abordados, e como se o objeto de interesse fosse tão somente o outro, uma vez que nada sobre sua pessoa teria sido levantado para abordar, mas devaneios à parte é justamente isso, como é difícil ser livre na escrita, lembrando que não estamos numa prova de redação da escola, na qual a professora vai nos descontar nota, com letras garrafais escrito: FUGA DO TEMA.

Então, como poderia falar de uma experiência vivida, partindo de um tema somente. É possível sim é claro, mas o meu objetivo é justamente este: Ser livre, para que possamos abranger muito mais. A salada de fruta em questão é um ótimo recurso para ilustrar o que tenho intenção em dizer. Muitas pessoas gostam de frutas, certo?! Muitas pessoas tem suas frutas preferidas obviamente certo?! Outras pessoas gostam de saborear uma única fruta por vez. Já outras gostam de salada de frutas. E qual o problema nisso tudo?! Não diria que tem problema, mas sim que a questão é que como a salada de fruta, quem escreve/faz/estuda/sabe/gosta/ouve de tudo um pouco, assim será definido, como aquele que é de tudo um pouco e não é nada. Quem sabe de tudo um pouco, não sabe muito de uma única coisa. E como a salada título deste texto, igualmente, ela é uma miscelânea de frutas, e ao mesmo tempo não é nenhuma. A idéia não é ser especializado num assunto aqui, mas por que não poder falar de tudo um pouco?! Não esquecendo que conforme o ponto de vista, não deixa de ser direcionado a algo, como - Tema: Experiência de vida; Minhas impressões; Na bagagem do andarilho; na garupa do cavaleiro... E muitas coisas acontecem neste trajeto.

Foto retirada em "Brasileire"

Não esquecendo que em muitos outros aspectos é importante focar, até mesmo para acompanhar o mercado de trabalho, por exemplo, e daí surgem as especializações. Como ir a um médico Clínico Geral é muito importante para uma primeira consulta, pois ele pode ter muita experiência de forma generalista e te encaminhar para um especialista, e aí sim você receber o tratamento correto naquela área. 

Tudo isso para justificar o porquê de não necessariamente falar de uma única coisa. E se hoje falei de salada de frutas, e sequer citei a quantidade em mililitros da quantidade de água ou guaraná que deveríamos adicionar, não foi porque aqui não cabia tal assunto, mas sim, porque hoje não foi este o meu intuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...