sexta-feira, 28 de setembro de 2012

120 dias de Itália


 


Hoje completo 120 dias em terras italianas. E o que posso dizer até aqui? Olha pessoal, o que posso dizer até aqui é que principalmente, como já falei em uma postagem anterior (Importância de saber o outro idioma) que peloamordedeus é muito importante saber falar o máximo possível de italiano quando se pensa vir para a Itália para viver. Pois aquele papo de que o idioma italiano é parecido com o português e se entende tudo, não é beeeem por aí.

Nestes praticamente quatro (4) meses aqui pude perceber a importância de saber o idioma, pois eu tive que aprender o máximo na “marra”. Ao ver as coisas acontecendo, e não poder falar nada. Eu me sentia um verdadeiro idiota, por não conseguir abrir a boca e falar o que pensava, sabe por quê? Porque eu não sabia, ou mesmo medo de errar. Quando tinha oportunidade eu falava um pouco de inglês, um pouco de italiano. Mas aos poucos foi diminuindo a freqüência das vezes que utilizava o idioma inglês, (o que não parece ser realidade por aqui) e fui me forçando a aprender o idioma daqui.

Tive muita sorte de vir acompanhado da minha esposa que já falava italiano, senão com certeza estaria lascado mal. Pois o fato de me sentir dependente o tempo todo me incomodava muito. Comprar uma passagem, perguntar se o trem era aquele mesmo, perguntar onde fica uma rua, pedir dois cafés com leite, pedir licença, saber se apresentar, dizer o que sabe fazer e por aí vai. Absolutamente toda nossa comunicação verbal travada por não saber se expressar no idioma local.

Com certeza já devo ter passado a impressão até de ser mudo, sei lá. Pois lembro de uma vez que auxiliei um grupo de teatro a montar o palco. Eu não sabia dizer: “onde coloco isso...e isto?” Mas acredito que eu tive facilidade em aprender, pois ouvia poucas vezes e já sabia o que significava cada palavra.  Também muitas vezes me senti péssimo por não saber me expressar. Então valorize o fato de dominar o idioma aí, e quando tiver que falar para alguém poucas e boas, conseguir fazê-lo..heuheueh. No Brasil eu já valorizava isso, quem me conhece sabe que eu várias vezes dizia: “Sim, podemos fazer isso, pois dominamos o idioma...” Parece nada a ver?! Pode até ser, mas não é qualquer um que valoriza isso. 

Comecei a prestar atenção em alguns detalhes, em pouco tempo já sabia empregar uma frase pronta, daí sempre dava um jeito de usá-la. E aos poucos foi aumentando meu repertório de frases conhecidas e bastante usadas. Ah os verbos...sim, estes me complicam, pois falar algo como eu faço, eu vou fazer é uma coisa, mas daí quando chegava na hora de falar do passado, já me complicava a vida.

Confesso que não estudo nem a metade do que precisaria estudar, mas tenho me dedicado um pouco à leitura e principalmente assistir filmes com legenda e áudio em italiano. No início não entendemos muitas coisas, é importante manter a calma e fazer aquela “cara de entendido” (hehe), anotar as palavras que se ouve na maior parte do tempo, e aumentando seu vocabulário. Mas antes de decorar o dicionário, é importante saber empregar as palavras, começando pelo básico como, por exemplo: Cumprimentando, agradecendo, se apresentando, fazendo perguntas simples e por aí vai.

É engraçado, há pouco tempo eu havia feito meu currículo e colocado meu nível de italiano como “discreto”, hoje já posso dizer que mudei para o “bom”.  Pois já consigo levar adiante uma conversa, sem ficar naquela coisa de “Oi tudo bem? Como se chama, o que gosta de fazer, que tipo de música curte?!..heuehue Posso dizer que já conquistei amizades aqui por conta própria, e não por pessoas que me apresentaram. Ou seja, me aproximei de pessoas, e elas permanecem perto de mim pois já consigo mostrar um pouco mais de quem eu sou. Algo que foi engraçado estes dias, foi quando resolvi contar uma história para um casal de amigos. Minha esposa achou que eu não conseguiria ir até o fim, e no final se surpreendeu com o resultado. Pois terminei de contar e me fiz entender. E aí?!

Esta postagem hoje, não teve como objetivo me gabar do meu avanço no nível de idioma estrangeiro, mas sim, mostrar um pouco das dificuldades que uma pessoa que não conhece um idioma passa ao chegar num país diferente. E que com um pouco de esforço é claro e exposição é possível aprender bastante. Basta estarmos abertos e dispostos para isso. E como é importante não subestimarmos nada nem ninguém, como ouço muitas pessoas dizendo que o idioma italiano é quase igual ao espanhol ou português, mas não estou dizendo que não são parecidos, o que quero dizer que se temos como “madrelingua” um idioma de origem latina não podemos julgar que já temos capacidade de nos comunicarmos em italiano ou espanhol, pois existem muitas diferenças.(talvez quem tenha fluência sabe muito bem disso) Respeite isso, eu não sei tudo, não acho que sei tudo. Outro ponto importante é que, cada pessoa é diferente e cada uma tem percepção diferente. O que é fácil para mim pode ser mais difícil para ti, ou vice-versa. O idioma italiano é lindo, e quase um vício, pois aos poucos começamos a pegar gosto e temos vontade de falar o tempo todo. Ao estarmos incluso numa cultura, acabamos absorvendo muito rápido muitas informações. E inacreditavelmente eu sou a prova disso. Pois vocês não sabem o quanto eu esperava chegar até aqui e dizer que tenho o mínimo de conhecimento necessário.

Imagem retirada em "Psicologia no esporte"

Então, como naqueles vídeos motivacionais, se eu consegui você também consegue..hauhauha..
Como minha avó já dizia (bah me lembrei da música do Raul agora...) “faça o que digo não faça o que faço”... Tente estudar o quanto puder de italiano antes de vir para cá. Eu já havia lido sobre pronúncia, já tinha ideia de ler algo, mas vim muito cru. E passei por situações desnecessárias, que se soubesse já o suficiente não passaria.  Pense nisso:

Agora uma frase para refletir, como tema de casa..hehe. :

"Quanto mais você sua nos treinamentos, menos sangra no campo de batalha." COLONELRED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...