quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Esta é a pior crise que a Itália já sofreu?

Alguns pensam sobre o assunto, sobre a atual crise que a Europa, mas neste caso falamos da Itália, se o país já passou por crise semelhante, ou esta seria a pior de todos os tempos. Antes de olharmos um pouco para a história, eu traria uma reflexão um tanto quanto psicológica dizendo: Não há maior dor que aquela que sentimos agora. Afinal, a dor que já passou, passou. O que dói é a de agora! Mas olharmos para o lado e vermos que alguém sofre muito, pode ser uma forma de percebermos que nossa dor não é assim tão intensa, e agora sim, olharamos para o passado e analisarmos o que o país passou, pode ser até consolador ver que a crise foi superada, ou pode ser também preocupante, se esta é a primeira vez que o país “balança” tanto com uma crise economica. Pois bem, chega de papo e vamos voltar um pouco no tempo...

Podemos dizer que na “Grande Crise” de 1929 (até 1933) a taxa de desemprego era de cerca de 30%, e que hoje (2013) possuimos uma taxa de 12,1%. Mas para termos um parâmetro, antes de desencadear de fato a crise, isso em 2007 a taxa de desemprego era de 6%. E é justamente um pouco antes deste período que o pessoal aqui nos conta, que era muito fácil encontrar trabalho, chegando ao “cúmulo” de sair de uma empresa pela manhã, atravessar a rua, e na mesma tarde conseguir outra empresa para trabalhar. E ouço isso frequente do pessoal quando pergunto sobre como era antes deste período. 

Este foi apenas um critério (a taxa de desemprego) para analisar  mas não seria só isso para avaliarmos o “poder” da crise. Mas lembrar que a “Grande Crise” terminou em 1935, ou seja duração de 6 anos, e que a atual crise iniciada em 2008, poderá durar ainda mais, porém o que dizem é que o ano de 2014 “promete”. Às vezes eu lembro da história do “burrinho atrás da cenoura” não sei por quê.

Tenhamos esperança!!!

Um comentário:

  1. Tenhamos ESPERANÇA, afinal na nossa pátria mãe não sabemos mais qual o significado desta palavra !

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...