quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vamos estudar o processo de obtenção da cidadania italiana?!


Alguns leitores do Blog estão entrando em contato para saberem mais sobre o processo de cidadania italiana (quem tem direito, quem não tem, cidadania por via materna - "lei de 1948", como obter documentação...). Sinceramente, eu não fazia ideia que ainda existiam tantos interessados neste processo, pois na minha opinião é um processo um tanto quanto demorado, burocrático... e quem fez fez, e quem não fez já teria iniciado e no momento só aguardando o processo se “desenrolar”. Ainda bem que eu estava mais uma vez enganado. E que existem sim, muitas pessoas que estão pelo menos amadurecendo a ideia de dar inicio ao processo, assim obtendo as primeiras orientações de como funciona, quem tem direito quem não tem, e com isso estão fazendo o uso desta riquíssima rede de computadores e de informações que chamamos também de internet.

Pois bem, como dizem que as “notícias ruins andam a galope”, e eu acrescentaria que as boas também, então tenho recebido contatos sejam de pessoas que chegam até o Blog por buscas através do Google, e também amigos de meus amigos, ou conhecidos de meus amigos que chegam até mim dizendo: O Fulano me disse que tu mora na Itália... Tu está na Itália, pode me ajudar?! Pode me ajudar com o processo de obtenção do reconhecimento da cidadania italiana?! ... Entre outras.

Adoraria poder e ter condições de ajudar a todos. Mas sabemos que não é tão simples assim. Algumas pessoas se perdem neste caminho de auxílio/ajuda e acabam abusando da “alma” que tenta ser útil, pela simples fato que, esta história de sair do Brasil e viver na Itália ou seja qual país for, é algo que mexe profundamente com as pessoas, pois lidamos com vidas, carreiras, anos de experiência num país que chegando no outro pouco valem, e como se estivéssemos no mar salvando alguém que está se afogando, nosso barco de resgate pode comportar tranquilamente o que salva e o que busca salvamento, mas o desespero daquela pessoa que está ali praticamente no seu limite de resistência física, pode colocar até mesmo o salva-vidas para dentro d´água (muitas vezes até um certo despreparo deste último), e conforme a situação, não digo pela inexperiência do socorrista, mas devido a algumas circunstâncias, poderão ser duas pessoas a necessitar de socorro e não mais apenas um como antes.  E justamente por isso, devemos ter cuidado como iremos auxiliar alguém, primeiro é importante uma orientação teórica, antes de todos nós entrarmos na água. Afinal, ninguém deveria entrar em águas desconhecidas, turbulentas, sem os devidos cuidados. Sabemos que na prática não é bem assim, pois o desejo de banhar-se em águas refrescantes é algumas vezes maior que a cautela.

Então a primeira dica é: Informe-se bastante como funciona o processo. A informação é a nossa maior arma. E não custa nada dedicarmos algum tempo do nosso dia pesquisando, afinal é sobre a nossa vida que estamos falando, não é?! Um dos nossos bens mais preciosos e vale a pena se aventurar apenas pela pressa?!

Finalizo com uma frase : “Urgente é aquilo que não fizemos em tempo hábil, e queremos que o outro faça em tempo recorde.”

Um grande abraço! Até a próxima! 
Fonte da imagem: inscricaoenem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...