terça-feira, 3 de setembro de 2013

Notícia: Assalto em sala de aula na PUCRS (Porto Alegre –Brasil)


Alguns achariam redundância falar em assalto na PUCRS (quem já pagou mensalidade de uma universidade privada no Brasil entenderá) mas não se trata de uma forma de expressão, infelizmente aconteceu na noite desta segunda-feira 02 de setembro um assalto durante uma aula do prédio da Faculdade de Comunicação Social (FAMECOS). O indivíduo que entrou armado roubou alguns pertences dos alunos como celulares, notebooks, e dinheiro. 

Ainda bem que ninguém se feriu, mas segundo a reportagem do jornal Zero Hora, teve um aluno que se “recusou a entregar o notebook”, neste momento o meliante ameaçou o aluno de morte e simulou uma ligação telefônica como se estivesse falando com outros “companheiros de crime” que supostamente estariam esperando no lado de fora. Porém, até o momento o que condiz com a realidade é que assaltante teria entrado sozinho, e teria também sido confundido com um aluno, e esta é a parte mais curiosa, afinal o assaltante estava com uma mochila cor de rosa e supostamente “drogado”. (???)


Alguns pontos que gostaria de chamar atenção:

- Tudo aconteceu perto do final da aula, talvez o criminoso de fato esperasse encontrar menos alunos dentro da sala de aula, ou não?!

- O curso, e o prédio escolhido para efetuar o assalto. Muito provável o “tinhoso” (pensar sinônimos cansa..rs...)  já conhecia o funcionamento daquele grupo, duvido que tenha sido a primeira vez que entrou naquele prédio. Pensando no fato que se ele decidisse assaltar uma aula do curso de Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) talvez ele tivesse o azar de encontrar algum policial militar aspirante a Capitão. Era uma possibilidade não?!

- Uma aluna que saiu mais cedo, chegou a ver aquele sujeito com comportamento suspeito, andado de um lado para outro, e pensou em avisar a secretaria sobre tal fato, uma vez que se tratava de um sujeito desconhecido por ela e quem a acompanhava, mas o namorado da estudante e uma amiga a desencorajaram zombando de tal ideia. É engraçado suspeitar de alguém hoje em dia, não acham?! Se tratasse de um estudante um pouco “diferenciado” poderia ser constrangedor um segurança pedir para ele se identificar. Ah, e esta mesma aluna que “saiu minutos mais cedo”, nada tira da minha cabeça que ela estava “matando aula” e que isso é muito feio. ;-) E por favor, não sirva de exemplo para outros estudantes saírem mais cedo cinco, dez ou até trinta minutos antes do término da aula com a justificativa aos pais de se tratar de um “medida de segurança”. Falando sério agora... 

Quantos massacres mais dentro de instituições de ensino serão necessários para realmente serem tomadas medidas de segurança a fim de evitarem tais tragédias?


Infelizmente temos muitos crimes no decorrer dos anos para contabilizarmos, como por exemplo: 32 mortes em Blackburg - EUA (2007), 17 mortes em Dunblane – Escócia (1996), é triste informar mas existem muito mais que prefiro nem citá-los, mas não posso deixar de lembrar-vos o último que tivemos no Brasil, no ano de 2011, com o total de 12 mortes. Então, seja lá qual foi o motivo que não tinha nenhum policial entre os alunos neste assalto na sala de aula, ou o “atraso” dos seguranças da universidade que chegaram até o local, nada, absolutamente nada foi por acaso, pois poderíamos ter mais um caso de violência resultando mortes dentro de uma sala de aula se houvesse algum tipo de reação não esperada pelo assaltante.   


E quero finalizar esta postagem, solicitando que todas, sem exceção, instituições de ensino, tomem devidas providências para tornarem o mais seguro possível este ambiente que até hoje em sua maioria sempre nos trouxe ou pelo menos deveria trazer boas lembranças como: amizades conquistadas, conhecimentos adquiridos,  um espaço de esperança, afinal construímos nossa futura profissão ali dentro, com parcerias que mudaram e ainda mudarão paradigmas seja através de grupos formados, ou pesquisas realizadas, enfim, uma infinidade de lembranças que gostaríamos de guardá-las para o resto de nossas vidas. E não o contrário disto tudo. 

Por hoje é só, e se quiserem saber um pouco mais sobre o que escrevi acima, confiram os links abaixo:




http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/os-dez-piores-ataques-em-escolas

Fonte das imagens:

Início da Postagem: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...