sábado, 16 de março de 2013

Entre o Chico e o Bento há quem prefira o Zé Carioca (?!)



Então queríamos um Papa, está aí então o Papa! Eis o que tantos esperavam ansiosamente. Cada um puxando a brasa para o seu lado, mas no fim a fumaça branca anunciou um Papa argentino para o horror de alguns brasileiros que ainda insistem nesta rivalidade com este país vizinho.
Mas se tem algo que poderia acalmar o coração deste pessoal poderia ser o fato deste Papa ser filho de italianos e praticamente ter uma educação e formação européia. Não?! Ahhh pelo menos tentei. 

Pensei que de alguma forma poderia ter alguma informação privilegiada por estar mais perto do Vaticano que vocês aí do Brasil, mas que ledo engano, ingenuidade da minha parte afinal, com o acesso que temos à internet acabamos sabendo de tudo ao mesmo tempo, afinal a fonte é a mesma. Algo que chamou minha atenção, é que não foi uma vez nem duas que eu soube de algo que aconteceu aí no Brasil antes mesmo de pessoas que estavam aí a menos de cinquenta metros do local em questão. Tudo por quê?! Porque a internet “sabe de tudo”.

Voltando ao senhorzinho lá do Vaticano... Enfim,  houve o anúncio do novo Papa, e creio que já existiam pessoas buscando na rede informações que indicariam que esta escolha tenha sido mal feita, principalmente atribuindo histórias desta pessoa. É quase aquela história que o pessimista adora buscar: Sempre o lado negativo da situação.

Se o Papa é bom, ou mau, se foi uma escolha certa ou errada eu não sei, a única coisa que imagino é que a Igreja Católica deve saber o que está fazendo, claro visando os interesses dela. Mas que sabe, sabe.

Não acompanho nada referente às pessoas eminentes da Igreja Católica, tampouco me preocupei sequer uma vez na vida sobre a vida e história de padres,bispos, ou seja lá qual posição eclesiástica. Mas andei pensando se em vez de Papa Francisco, ou Bento muitos adorariam ter um papa brasileiro, e com isso já dizem algumas frases do tipo: Argentino também é gaúcho, em menção aos Pampas argentinos, talvez seja uma inclinação principalmente dos gaúchos do Rio grande do Sul que muitas vezes demonstram mais este regionalismo, e não indo muito longe,  já ouvimos muitas vezes dizerem que Deus é brasileiro, e não bastando fizeram o Papa João Paulo II repetir a frase: “Se Deus é brasileiro, o papa é carioca”. E também o próprio diz: “Em Porto Alegre dizem o papa é gaúcho” E “na Bahia papa é nosso guia”. Confira em:  https://www.youtube.com/watch?v=x8P6StBQnWk


Resumindo a ópera:  o Papa será aquilo que desejarmos que ele seja, desde que a ideologia da Igreja seja arraigada as nossas vidas. Busca-se diversas vezes a identificação com os grupos para nos sentirmos pertencentes aos mesmos. E o papa devido a sua popularidade, e autoridade diante de uma instituição tão poderosa como a Igreja Católica tem este poder de mexer com as pessoas, e como é importante personificar nossa fé, nossa crença que como não temos contato físico, visual com nossa espiritualidade, com algo que cuida e olha por nós, termos um “pai” (como o nome já sugere)  que representaria em partes tudo isso, e o mundo parece estar carente de um "padre". Aquele ser que esperaríamos  poderes dignos de um super-herói. E possuidor da humildade que faz com que nos sintamos cada vez mais próximos dele. E esta talvez seja a principal estratégia missão do mais novo papa. Sendo ele Sul-americano e ao mesmo tempo um italiano. Para os latinos acreditarem que o Papa faz parte do “grupo” deles, e para os europeus ele também seria do mesmo “grupo”, uma vez que seus pais são italianos e alguns estudos e formação feitos na Europa - no primeiro mundo e não onde o próprio Papa referiu-se “fim do mundo” de onde seus irmãos da igrejam teriam-no buscado.



De qualquer forma, seja Papa Francisco ou Bento, muitos desejariam o terceiro. É difícil agradar este povo. (rs)












Fonte das imagens:
1) Chico Bento: http://uolentretenimento.blogosfera.uol.com.br/files/2013/03/proxy3.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...