sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Veneza alagada. Redundância?!



Fonte: "Il Journal"


Pois é meus queridos, vejam como são as coisas: Estou a aproximadamente uma hora de Veneza, e fiquei sabendo através de contatos no Brasil, que esta cidade que vive praticamente envolta de água está sofrendo com o excesso de chuvas. Então fui conferir algumas informações diretamente de fontes italianas para repassar a vocês.

Já sabemos que Veneza é uma cidade da Itália que pertence à província de Veneza, localizada na região do Vêneto, e lá não se usa carros ou ônibus para se locomover, pois a cidade é no meio da água.  E nestes últimos dias (30/outubro até 1º/novembro e no dia 11/novembro) os níveis da água subiram, chegando aos 150 cm. (Sim, onde não deveria ter água ;-) )

Fonte: "Il Journal"

Até onde eu li, os estragos não foram mensurados, e foram resumidos em danos materiais apenas. Como todo lugar quando alaga (e no Brasil sabemos bem como é, principalmente em São Paulo) sabemos o transtorno que gera. E principalmente a exposição aos danos que não vemos a olho-nu, como contaminação. Então a imprensa salienta atenção aos dois grupos mais vulneráveis – crianças e idosos, para terem mais cuidado para não estarem em contato com esta água, principalmente ficando em casa (preferivelmente em local seco e protegido). E falando nisso, alguns jornais noticiaram também que teria alguns turistas que aproveitaram este momento de elevação do nível de água para banhar-se. Daí divulgaram fotos de dois (felizes – ironicamente falando) turistas divertindo-se na Praça de São Marco. Convenhamos que momento não é?! Que mais uma vez me fez lembrar da frase “Enquanto alguns choram, outros vendem lenço”. Pois enquanto alguns comerciantes, espaços culturais estaria alagados e sofrendo conseqüência deste fenômeno, alguns estariam “tirando proveito” do mesmo. Mas como diriam “cadum cadum”.


Fonte: "Il Journal"

Estaria 70% da cidade alagada, e os níveis da água estariam entre 9 e 150 cm. E a ação do vento estaria resultando na retenção da água. Mas conforme previsão este vendo já deve ter mudado direção. Noticiaram alguns prejuízos como a queda de uma árvore que causou danos materiais, mas ainda bem que não houve feridos.

Fonte: "Il Journal"
Mas não se preocupem que estão trabalhando  numa grande estrutura que irá proteger Veneza destes fenômenos. E parece que estará pronta em 2016. Para quem é fã de grandes construções (admiráveis construções diga-se de passagem) vale a pena conferir o vídeo que apresenta tal obra: 


 Até lá, vamos contando com a sorte e que não aconteçam maiores prejuízos além dos materiais.

Fico por aqui! E até o próximo post.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, contribuindo para o crescimento deste blog. Muito obrigado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...